quinta-feira, 16 de outubro de 2008

pulsar







Esta é uma faixa do cd Lambarena - Bach to Africa, um cd de homenagem ao Dr. Albert Schweitzer, que mistura de uma forma estranhamente harmoniosa composições de Bach com cantos tribais africanos. Sente-se um único pulsar.

Não obstante os critérios por que possa ser avaliado, este cd é para mim um símbolo do que pode ser o encontro entre as diferentes civilizações quando há admiração e respeito pelas diferenças, não importando a origem, ou o grau de elaboração de cada cultura. Lembra que o quão maravilhoso poderia ser o mundo, se as diferenças fossem encaradas de forma construtiva, e não com base na desconfiança, na arrogância e no preconceito. Afinal, enquanto existir um pouquinho de juventude no nosso espírito, sempre acreditaremos no fantástico e inalcançável lugar da utopia.

Esta música pareceu-me por isso uma boa forma de iniciar a participação neste blog. Sem conhecer pessoalmente duas das autoras, sinto em todas vocês esta característica de saber construir, com base no respeito mútuo e na amizade, algo de positivo, não obstante as diferenças de perspectiva que naturalmente haverá entre nós. Pequenas diferenças serão elas, se pensarmos que este mundo é tão vasto e colorido, e que a vida é demasiado breve para que pequenas diferenças se tornem grandes.

Obrigada por me convidarem a juntar-me a vocês.

3 comentários:

DD disse...

Que linda maneira de abrir a porta, Jardineira!
Não é apenas música o que nos ofereces; são valores, raízes, afectos e humanidade.
Eu é que te agradeço por me deixares entrar nesta casa/causa.
Há pessoas desconhecidas que nos revelam mais e melhor o seu carácter do que outras que vemos diariamente.

Blimunda disse...

Jarnineira, colocaste flores no meu dia!

Mofina disse...

Uiiiii, vou fugir, eu não sei postar nem comentar neste blog...

Socorro!